FAÇA A SUA PARTE – VAMOS SALVAR O MUNDO!!!
É estranho o que essa onda do aquecimento global vem provocando nas pessoas. Geralmente nas pessoas com um senso crítico nem tão apurado. O número de novos conscientes aumenta aos poucos, pelo menos é a sensão que eu tenho. Não vejo mutirões de pessoas para limpar isso e aquilo, não vejo programas efetivos, nem do governo, nem da esfera privada.
Na esfera privada... por falar em privada, há muito que eu penso sobre uma maneira muito racional de racionar a água, de preservá-la, e acho tão óbvia que já poderiam ter criado algum tipo de mecanismo para solucionar isto.
Bem, sem meias palavras, vamos ser direto, pois o mundo não pode esperar. A água que vem da descarga, para levar embora o mijo amarelado, é água potável!!! Caramba, alguém já pensou nisso? Sério! Nós, brancos higiênicos, usamos água potável para misturar com o xixi e mandá-lo esgoto abaixo!!!
Notem a contradição: hoje, no banheiro da UNISINOS, como de costume, fui dar aquela mijadinha antes da aula e, como venho há muito fazendo, não puxei a descarga. Ah, antes de contar o causo, cabe informar que o Rio dos Sinos há muito sofre com as secas e a poluição, o que tem gerado algumas campanhas para salvá-lo e, nos banheiros da UNISINOS, existem vários cartazes dando dicas para economizar o gasto de água. Voltando ao mijo... mijei, estava lavando as mãos quando entrou um cara lá, foi à privada em que eu estava e puxou a descarga, mijou, e puxou a descarga novamente! Por que ele puxou a descarga pela primeira vez? Será que ele não podia mijar no meu mijo?
Essa é só uma das tantas histórias sobre essa situação. Estou cansado de repreender meus parentes que moram comigo para não puxarem a descarga quando mijam, só em último caso. Mas não adianta! Acho que elas não pensam que, na África, além de não existir água, não existe nem privada para eles darem descarga.
Acho que poderia haver, nos prédios novos, uma encanação com água reutilizável somente para dar a descarga. Poderia ser até a água que sai da pia do banheiro! Pô, desde quando pasta de dente fede? A privada ficaria até mais branca! Se algum engenheiro quiser roubar a idéia não há problema, não cobrarei nada, tudo para salvar o mundo!
Pois é, é um relato banal, mas eu faço a minha parte, por mais escatológica que seja, você faz a sua? Se for mijar, não dê descarga! Se alguém reclamar, fale sobre a África!
4 Comments:
O mais maluco é que sempre chega-se ao extremo para se discutir uma forma mais racional de viver. Parece que a população só para de reclamar da ineficiência pública e se vê como agente da mudança global quando estamos a um passo da merda quente com milho e feijão.
Enfim, sendo modismo ou não, fato é que empresas e pessoas estão tendo consciência de que uma mudança é possível e necessária. As empresas por se ligarem que sem mundo não há grana e pessoas por sonharem com um mundo um pouco mais agradável de se viver. Talvez seja sempre necessário o choque dos extremos para que haja uma mudança efetiva de valores e concepções.
Cara, nesse lance todo, eu até acho que há mais valor naquelas pessoas niilistas, que não vêem sentido em nada e tão pouco se lixnado pra merda do mundo! Tem que ter colhão pra fazer isso, pensar assim e agir dessa maneira!
Sim, concordo. Mas qual a porcentagem da população consciente? Com valor ou sem valor o lance do aquecimento se tornou um dos únicos objetivos comuns entre "conscientes racionais" e "modismos e costumes". Os dois extremos só fazem o mesmo no extremo da merda. Infelizmente, ainda é necessário que haja moda para que haja o mínimo de consciência.
Cara, eu tô há muito tempo pensando no novo meio de descarga q eu bolei. Explico pra vcs ao vivo, mas é muito mais lógico do que o atual e tão barato quanto. hehehe
E sobre a onda toda, tanto a esfera pública qto a privada estão tratando a questão com mais seriedade, sim. Claro que o nível em que isso é aplicado ainda não é o desejável, mas que está mudando, está.
E eu acho que não se pode falar em "consciência" sem falar de "educação" antes de tudo. Acho que o nível de consciência que todos deveríamos ter, tanto em usar os recursos naturais com cuidado ou estar atento para a faixa de segurança, no meio ambiente ou cidadania, são o resultado final da educação.
Postar um comentário
<< Home