quinta-feira, maio 10, 2007

Um objetivo bem definido

Como apreciador da Formula 1, acabei no destino inevitável de tomar conhecimento da história de Gilles Villeneuve, um piloto cujo arrojo inspirava julgamentos de loucura e audácia.

Certa vez perguntado sobre os riscos da então violenta F-1, afirmou que o trabalho que o satisfazia era o automobilismo, e isso lhe bastava para correr.

Creio que a vontade incessável de ser o melhor, que faz muitos relacionarem Ayrton Senna ao piloto canadense, serve como exemplo de uma carreira contrária à mediocridade, com a tentativa constante, não de ultrapassar os próprios limites, mas de estendê-los em uma evolução constante.

O link abaixo é para uma breve narrativa do GP Total sobre o piloto canadense, que serve como contraponto a um esporte que já teve mais valor, enquanto hoje aguentamos o Fisichella afirmar que sua Renault 2007 nasceu ruim (como diz o blogdocapelli, Fisichella foi ficando ruim com o tempo).

http://www.gptotal.com.br/2005/Especiais/gilles/default.asp

Gilles também foi responsável por um dos mais belos duelos da F-1, com o piloto francês René Arnoux, que corria em casa, em Dijon. O link do vídeo segue abaixo, para quem, assim como eu, gosta de automobilismo.

http://www.youtube.com/watch?v=JIJuqUsj7zA&mode=related&search=

Há 25 anos , Gilles faleceu tentando ser um piloto ainda mais rápido, nos treinos livres, na última volta que lhe restava, com um jogo de pneus novinhos, para tentar melhorar sua classificação.

Eu não sou de fazer homenagens e o caramba, mas acho que essa vale a pena.