sábado, outubro 21, 2006

Liberdade x Obrigação

A grande contradição mundana é que tudo é feito pra todos e quem constrói o mundo em torno de si próprio afirmando uma convicção não tem o mínimo valor. Os poucos que conseguem desprender-se do vazio que nos cerca são anulados por meras suposições e/ou costumes irracionais. Uma idéia própria só é aceita se for em prol do bem comum. Acho que todos esquecem que a felicidade vem dos próprios valores, de dentro pra fora, e não de acordo com o que os outros pensam ou deixam de pensar sobre nossas vidas.

Esta liberdade que nos dá opções e nos impõe obrigações mais parece uma prisão. Para sermos livres temos que aceitar padrões pré-definidos e massificados, de preferência sem os processar antes de digerir. Lógico que nessa digestão acabamos com prisão de ventre pois não podemos concordar com algo tão trivial, com definições tão banais para um ser humano racional e coerente.

Uma democracia que sou obrigado a votar mesmo que não concorde com as condições impostas e as candidaturas sejam iguais. O mundo da indicação e não da competência. Uma vida para consumir desenfreadamente e não pensar. Enfim, o lugar em que eu preciso aceitar um padrão contraditório negando o valor individual e as minha próprias convicções é o que tenho que acatar?

Eu sei que sou completamente livre para optar entre as inúmeras possibilidades que a vida me oferece. Poderia buscar um mato para construir minha casinha, plantar meu feijão e arroz e desenvolver idéias até o final da vida, mas acho que ainda me falta coragem pra seguir em frente. Acreditei inocentemente na opinião alheia na hora de enlouquecer de vez, agora fico na inércia de uma vida sem sentido como a de qualquer outro parasita. No máximo posso me colocar como um inerte consciente e covarde, ao menos um ponto interessante.

9 Comments:

At segunda-feira, outubro 23, 2006, Anonymous Anônimo said...

Cara, pensei numa coisa lendo teu post. Somos "obrigados" a ser democráticos! Somos obrigados a ser livres!

Que absurdo isso. E pensar que tem gente que acredita ainda nisso tudo, e que, assim, consegue "viver". Ah, por que eu não sou assim?

Mas fazer o que né, vamos tentar catar um lugar nessa sociedade livre, democrática e linda!

 
At segunda-feira, outubro 23, 2006, Blogger Leonardo Croatan said...

Cara, a atual aplicação prática da democracia é incrível.

A justificativa do bem comum para a limitação ao direito de liberdade é absurdamente descabível. Enquanto a alguns cabe restrição mínima - porque, devido a sua própria falta de competência, não há muito o que restringir - a outros pesam restrições que tocam no essencial de suas existências, que é justamente a capacidade de pensar e modificar.

Contudo, é justamente a vida em sociedade que faz do ser humano dependente dos outros seres humanos, algumas vezes gerando dependência da falta de capacidade alheia. Submisso a esse funcionamento, o indivíduo racionalmente capaz abdica de seu potencial de criar por falta de campos para o aproveitamento de sua produção.

Assim, livres que somos, restamos obrigados a escolher o menos pior e fazer parte daquilo que define qual vai ser a maioria atendida pelas diretrizes do chamado bem comum, assim como os critérios que unirão indivíduos nesse grupo majoritário. Tudo isso, é claro, sem bases convictas, mas abstratas e dogmáticas em costumes há muito tempo existentes (como se o tempo desse razão a afirmações sem fundamento).

Aliás, tu já tens candidato para governador? Cola esse adesivo do nosso candidato no peito e vem fazer parte do nosso time de pessoas boas!!!

 
At terça-feira, outubro 24, 2006, Blogger Rafael said...

A intenção é exatamente essa. Se democracia é ser livre e somos obrigados a votar, logo democracia é obrigação e obrigação é democracia.
Mas Deus há de querer mudar isso hehehehe Ou melhor ainda!!! Se Deus quis assim né... Puts, dá um belo texto isso também...

 
At terça-feira, maio 26, 2009, Anonymous Nathalinh said...

Olá, estou fazendo um trabalho sobre liberdade x obrigação.
Achei muito bom seu post, é exatamente isso que acontece, temos liberdade, mas a sociedade nos faz seguir uma rotina sempre na mesma linha, com os mesmos limites, nos tornando indiretamente obrigados.

 
At domingo, março 17, 2013, Anonymous Anônimo said...

Usually ӏ do nоt learn articlе on blogs, howevеr ӏ wіsh to say that thiѕ write-up very cоmpelleԁ mе to chеck out аnԁ do it!

Your wrіtіng style has beеn amazeԁ me.
Τhanks, very nіce poѕt.

My web blοg http://Www.Socialtek.info/link/3457

 
At quinta-feira, abril 25, 2013, Anonymous Anônimo said...

This is my first time gо to sеe at here and i am tгuly
haρрy to read еνеrthіng аt alοnе placе.


Αlso vіsit my blοg http://beniciosilva.com.br/

 
At quinta-feira, maio 09, 2013, Anonymous Anônimo said...

Heу this is kinda of off topіc but Ι was
wanting to know іf blogs use WYSIWYG editors or іf you have tο manually code with HΤML.
Ӏ'm starting a blog soon but have no coding expertise so I wanted to get advice from someone with experience. Any help would be greatly appreciated!

my web site: Recommended Looking at

 
At quinta-feira, maio 09, 2013, Anonymous Anônimo said...

It's the best time to make some plans for the future and it's timе to be happу.
I've read this post and if I could I want to suggest you some interesting things or advice. Maybe you can write next articles referring to this article. I want to read more things about it!

Also visit my web site: Sensepil hair removal

 
At sexta-feira, maio 17, 2013, Anonymous Anônimo said...

Thiѕ is veгy intегesting,
You are a very sκillеd bloggеr.
I have joineԁ your rss feеd and look fοrωard
tо sеeking morе of уouг fantastic poѕt.
Also, I hаѵe sharеd уouг sіte in mу sοcial networkѕ!


Mу homeρage; source

 

Postar um comentário

<< Home